Escrita Para Todos - a aplicação da neurociência na docência e na aprendizagem

 


ELVIRA SOUZA LIMA

Escrita Para Todos - a aplicação da neurociência
na docência e na aprendizagem

Cadernos do CEPAOS 1. janeiro, 2013.

   Centro de Estudos e Pesquisas Armando de Oliveira Souza,
São Paulo, Brasil

www.cepaos.org


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A neurociência estabelece como um dos eixos fundamentais da escolarização a formação e compartilhamento de memórias. Ela desloca uma visão centrada no professor ou no aluno para propor uma visão que integra os acervos que o educador possui em sua memória aos processos de memória que o aluno necessitará realizar e entender para que aprenda.

O currículo assume, nesta perspectiva, uma dimensão formadora (Lima, 2007). Para ser desenvolvido em sala de aula,  ele depende dos acervos de memória de cada professor.  Não são apenas os projetos político pedagógicos, o material didático adotado ou a tecnologia que, por si mesmos, definirão a qualidade da educação formal. A pessoa de cada professor com seus acervos de memória, constitui o ponto de partida para a proposição da didática que levará o aluno ao conhecimento.

Assim, neurociência na sala de aula implica em integração dos conhecimentos formais e métodos, traduzindo-se em uma concepção pedagógica de docência que inclui em suas linhas orientadoras como o cérebro aprende e como o cérebro pode e deve se organizar para ensinar."


Elvira Souza Lima 


Projeto Escrita Para Todos -  Elvira Souza Lima


Ensino e aprendizagem da escrita com base nos conhecimentos
da neurociência para uma pedagogia culturalmente relevante e eficaz



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